Introdução a linguagem algébrica
1 - Como é construído o conhecimento aritmético do aluno, inicialmente?
O conhecimento do aluno ao longo de sua vida originam-se inicialmente de suas relações imediatas com o mundo e, desta forma, são predominante fruto de sua percepção física em um primeiro momento para, posteriormente, na medida em que os processa ou os relaciona com outros conhecimentos já elaborados, se transformam e ganharem dimensões mais abstrata.
2 - O pensamento algébrico se processa de modo diferente do aritmético e geométrico. Como ocorre este processo no estudante? Sim, o pensamento algébrico tem, natureza um pouco diferente. Esse processo ocorre uma vez que o principio se materializa como generalização que o aluno processa em relação as observações que realiza envolvendo elementos matemáticos de natureza aritmética ou geométrica.
3 - Na perspectiva construtiva como atua o professor diante da mediação de conceitos matemáticos?
Quando atua como mediador, o professor o professor precisar realizar a difícil tarefa de se colocar no lugar do outro neste caso, do aluno, e refletir sobre as limitações e potencialidades que este carrega consigo para a sala de aula. Ao se colocar como facilitador de um processo que é interno e pessoal no outro, faz-se necessário refletir como ele aprender e, portanto, qual o melhor percurso didático-metodológico a ser seguido.
4 - Como devemos utilizar os materiais concretos no ensino da matemática escolar?
Devemos utilizar materiais concretos, comumente no caso da matemática, o professor estará construindo um elo entre a matemática e o cotidiano do aluno. É necessários fazer um planejamento da aula, saber se e qual material concreto deve utilizar. O professor antes de utilizá-lo com os alunos precisa ter domínio sobre ele para saber transmitir o conhecimento com segurança e assim fazer com que a aula se torne significativa para o aluno
5 - Quais os principais cuidados indicados no texto, quando