introdução a informatica
O Projeto Político Pedagógico, elaborado com a participação da Comunidade Escolar dentre eles, pais, alunos e professores, divididos em seus pares, onde houve ampla discussão de todos os temas contemplados no Projeto. A construção deu-se após muito estudo e reuniões onde se discutiu as diferentes tendências pedagógicas e educacionais. Com as mudanças das Leis principalmente referentes à Avaliação e mudança da Grade Curricular, sofreu alterações que foram discutidas e aprovadas Assembleia. Partindo da construção do Projeto Pedagógico e sua aprovação os professores conhecem-no na sua íntegra; pois, os mesmos possuem uma cópia do mesmo em sua versão primeira e reformulada. O Planejamento Escolar e das disciplinas é realizado partindo do Projeto Político Pedagógico e o que preceitua a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Através do mesmo objetivamos buscar uma Escola onde desenvolva o princípio de cidadania e de crescimento intelectual, repercutindo com isto uma Educação voltada para o pleno desenvolvimento, onde o indivíduo integra-se mutuamente num processo de constantes mudanças, como ser pensante na qual se aprimora cada vez mais o conhecimento. Objetivando o conhecimento e com isso, proporcionando politicamente e socialmente consciências pensantes e criativas capazes de construir a sua própria história.
Os oprimidos, que introjetam a “sombra” dos opressores e seguem suas pautas, teme a liberdade, na medida em que esta, implicando a expulsão desta sombra, exigiria deles que “preenchessem o vazio” deixando pela expulsão com outro” conteúdo” o de sua autonomia.( FREIRE, 1993, p. 34)
A construção de um projeto deve ser coletiva, ele é realizado por todas as pessoas envolvidas na escola. De acordo com Marino(2003,p.18):
Para que essa construção se torne possível, a escola e os professores devem alinhar os objetivos e assumir uma atitude democrática e problematizada à diante das mudanças que ocorrem na avaliação do