Introdução a informatica
O início de tudo foi há muito tempo, na década de 1940, quando surgiram as primeiras iniciativas ligadas à computação e a equipamentos que processavam dados mediante comandos em linguagem de máquina.
A partir dessa data, os sistemas de informação evoluíram muito e têm cada vez mais participação em nossas vidas. Imagine como era antigamente ter que levar um documento até uma filial para uma reunião.
Certamente demoraria algum tempo, pois teríamos que pensar no horário de saída do ônibus, no trânsito, nos congestionamentos, custos com o funcionário, risco da perda do documento; enfim um grande transtorno.
Hoje, por meio da informática, esse documento é levado a essa reunião por meio de um click.
Apesar de a informática ter surgido em meados dos anos 1940, foi a partir da década de 1980 que as empresas passaram por um forte processo de informatização, com a possibilidade de acesso a equipamentos mais adequados e de todos os tipos.
Atualmente, os sistemas de informação estão inseridos em praticamente todas as atividades empresariais, dando suporte para a melhoria na qualidade de serviços e produtos. Por causa da globalização, é impossível uma empresa não otimizar o uso de sua mão de obra. Ela tem que ser ágil e decidir com precisão que rumo tomar. Os profissionais que atuam e que querem atuar nas empresas tiveram que se adaptar a esse novo modelo. A partir de então, houve uma adequação aos sistemas de informação, que auxiliam na tomada de decisão e fazem com que a empresa se torne mais competitiva.
A cada dia que passa, esses sistemas de informação estão mais próximos da população. Pôde-se observar, nos últimos anos, uma grande evolução em software e uma redução constante do custo do hardware de TI, transformando-se em uma commodity. Hoje é possível utilizar em sua casa o sistema de informação. Com ele, você escreve textos escolares, controla contas bancárias, comunica-se com os amigos e colegas, tem acesso a
diversos