INTRODUÇÃO A IDADE MÉDIA
Nenhum homem medieval tinha consciência de que vivia na idade média a rotulação “Idade Média” veio de uma necessidade de dar nome aos momentos passados. O termo idade média surgiu no século XVl, o termo foi pensado a partir do renascimento eles pretendiam mostrar que tudo o que aconteceu depois da antiguidade clássica e antes do renascimento foi apenas um espaço de tempo na história.
A idade média para os renascentistas e iluministas
Francesco Petrarca se referia a idade média como Tenebre (idade das trevas). Em 1469 o bispo Giovani Andrea falava em Média tempesta (tempo médio) a ideia enraizou-se em meados do século XVl com Giorgio Vassari onde através dele se popularizou o termo renascimento onde eles valorizavam o clássico e até a arte medieval foi chamada de “gótica” que é um sinônimo de bárbaro ou seja fugia dos padrões clássicos do renascimento.
No século XVll surgiram inclusive livros didáticos que reforçavam o conceito de idade média. Portanto no século XVll mantinha-se o sentido renascentistas de idade média, uma interrupção do progresso humano que surgiu nas sociedades greco-romanas e que voltou à tona com o renascimento, ou seja a idade média não foi um tempo de progresso humano e sim d e barbárie. Os protestantes viam à como idade de supremacia da igreja católica, os homens ligados as monarquias absolutistas lamentavam aquele período de reis fracos e de fragmentação política, os burgueses capitalistas desprezavam tais séculos de limitada atividade comercial, os intelectuais racionalistas deploravam aquela cultura muito ligada a valores espirituais.
No século XVlll onde predominou o iluminismo que valorizava sobretudo a razão também acentuou o menosprezo à idade média, por ser vista como período de grande influência religiosa o que era condenado pelos pensadores da época.
A idade média para os românticos
No século XlX devido a revolução francesa e as conquistas de Napoleão foi despertado no continente europeu o