Introdução a filosofia
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Prfª.: Naly Ladeia
I semestre - Química
Texto: O Conjunto da Filosofia
1- Definições Filosóficas- São fórmulas propostas pelos filósofos p/ o entendimento das suas experiências de vida, enquanto que, Vivências Filosóficas- são as aplicações destas fórmulas no cotidiano do indivíduo, dando-lhessentido.
2- Consiste na Formulação de hipóteses que são melhoradas através de críticas que se fazem por meio do diálogo, no intercâmbio de afirmações e negações, objetivando a constituição da verdade absoluta.
3- Na Idade Moderna, a Filosofia começa a partir-se em virtude da vasta gama de conhecimentos já acumulados, e outros ainda a serem dominados, serem impossíveis a nenhum espírito humano em sua única unidade ter a capacidade de conte-los. Daí a necessidade dos cultivadores se especializarem em áreas distintas.
4- Filosofia- é o estudo amplo e macro totalidade, já a Ciência é o estudo do objeto ou do ser em sua parcialidade. Filosofando, o indivíduo ultrapassa os limites da Ciência, delimitados pela necessidade de comprovação concreta p/ compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. A Filosofia é a busca do saber e não sua posse, como na Ciência.
5- A- Consiste na interrogação sucessiva. A força de interrogações, faz com que a definição primeiramente dada passe por sucessivos aperfeiçoamentos até aproximar da exatidão, pois é impossível o alcance da perfeição.
B- Contraposição de opiniões. Demonstração da prova. Razão intuitiva. Aplicação do pensamento racional.
C- Pré-intuitivo. Dividindo-o em três partes todo o objetivo que se ofereça confuso, até que algumas partes se tornem para nós um objeto claro e intuitivo.
Alunos: Eurival Sampaio. Fábio Trindade. André Luiz Rocha. Mª Celeste Passos