Introdução a filosofia
Curso de Graduação em Pedagogia
Disciplina: Introdução a Filosofia
Professor: Raimilson Tavares
Resumo
Escolas Marxista, Existencialista e Neopositivista
Cinthia Cleber de Sousa Santos Jerliane
Jaguarari
2012
Escola Marxista
A escola marxista refere-se à escola de pensamentos desenvolvida a partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl Marx (1818 – 1883).
Para Marx, os fatores que concorreram principalmente à formação de uma interpretação materialista de realidade foram três: o desenvolvimento da ciência, a dialética hegeliana e o aguçamento dos problemas econômico-sociais.
O principal, artifício da conversão do idealismo ao materialismo foi Marx. Este demonstrou que a sociedade é o resultado da organização dos meios de produção e da sua distribuição entre os homens que divide a comunidade dos sujeitos em classes opostas: Capitalistas e trabalhadores.
Escola Existencialista
Nascido no século XIX, através das idéias do filósofo dinamarquês Kiekegaard, esta vertente filosófica e literária conheceu seu apogeu no pós-guerra com trabalhos de Heidegger e Jean Paul Sartre.
Em todos os seus aspectos teóricos e práticos, individuais e sociais, instintivos e intencionais, mas acima de tudo, dos aspectos irracionais da vida humana.
As características fundamentais do existencialismo são as seguintes: O método fenomenológico, o ponto de partida antropológica, a tentativa de integrar a dimensão do homem, a subordinação da essência à existência, os critérios da conduta moral não são extraídos da natureza nem de Deus, mas sim da história.
Escola Neopositivista
O neopositivismo é essencialmente, a aplicação das