introdução a expressão grafica
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINAS: Expressão Gráfica I
Introdução à representação gráfica
Entender o desenho como uma linguagem universal para expressar um objeto, um espaço, uma idéia de forma a ser entendido por interlocutores em qualquer lugar do mundo. Trata-se de um instrumento para a arquitetura/engenharia, em que profissionais, mesmo estando distantes quer por espaços físicos, quer por diferentes línguas e culturas, possam interpretar e trabalhar conjuntamente sobre um mesmo objeto – um móvel, uma obra residencial, comercial, pontes, aeroportos, urbanismo, etc .
Exemplo de forma de linguagens universais: Uma pauta musical. Em qualquer lugar do mundo, um músico poderá reproduzir com perfeição o som previsto pelo autor da melodia, através da linguagem utilizada com símbolos musicais conhecidos universalmente. Qualquer laboratório poderá reproduzir o remédio descrito na fórmula química especificada, obtendo o resultado terapêutico esperado.
A comunicação gráfica através de desenho existe desde o início dos tempos, independentes de idiomas. As primeiras expressões de escrita podemos citar hieróglifos egípcios mostrados na figura.
Primeiro desenho técnico executado tinha sido a vista em planta de uma fortaleza, desenhada pelo engenheiro Caldeu Gudea e gravada em uma placa de pedra, mostrado na figura 02.
Desenho técnico moderno, representação gráfica para engenharia ou representação gráfica de projetos de engenharia, desenho para uso técnico, mais precisamente os desenhos técnicos que representam projetos, mostrados na próxima figura
Desenhos feitos mecanicamente, desenhos feitos com instrumentos mecânicos, desenhos criados através da utilização de programas gráficos computacionais, CAD/CAM, projeto assistido por computador, mostrado na figura.
Desenho Técnico
É uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação da forma, dimensão e posição de