Introdução a engenharia
1. O que é CREA?
R: CREA é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo. O Crea é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.
2. O que é CONFEA?
R: CONFEA é a sigla de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, e representa os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais. O Confea é um conselho de fiscalização profissional, responsável pela regulamentação e julgamento final no Brasil das atividades profissionais relacionadas às classes que abrange: Engenharia, Agronomia, bacharéis em Geografia, Geologia e Meteorologia, possuindo mais de trezentos títulos profissionais, nos níveis Técnico e Superior (Tecnólogo, Licenciado e Bacharel), além de anotar também títulos de pós-graduação.
3. Qual a importância do Engenheiro Civil na sociedade?
R: O Engenheiro Civil na sociedade moderna possui um papel extremamente impactante no território, pois terá que se preocupar com o funcional, o social e o estético, além de encontrar soluções que sejam aceitáveis do ponto de vista político, econômico, social e ecológico. Deve então saber acompanhar o desenvolvimento sistemático integrado que é um desenvolvimento global centrado no ser humano.
4. Quais são as áreas de atuação na Engenharia Civil?
R: Os bacharéis em engenharia civil estarão habilitados para atuar no planejamento, elaboração de projetos, coordenação, fiscalização e assistência técnica às atividades de:
Construções prediais;
Prestação de serviços;
Projetos de conjuntos habitacionais;
Pesquisa de materiais