Introdução a engenharia
Engenheiro:
O engenheiro é o profissional que procura aplicar conhecimentos empíricos, técnicos e científicos à criação e à modificação de mecanismos, estruturas, produtos e processos que se utilizam para converter recursos naturais e não-naturais em formas adequadas às necessidades do ser humano e do meio que o cerca.
Perfil:
O engenheiro civil analisa, planeja, executa e gerencia projetos que visam o bem-estar da sociedade e a proteção do meio ambiente. Os conceitos implícitos na formação do engenheiro civil devem abranger as áreas estruturas, construção civil, saneamento básico, geotecnia, transportes e aproveitamento de recursos naturais. Além disso, o engenheiro civil, por ter uma formação com forte base em disciplinas de matemática e física, reforçada por conhecimentos administrativos e econômicos, é um dos profissionais de engenharia mais requisitados pelo mercado de trabalho. Sua profissão, de formação generalista, é de fácil adaptação a diversas áreas.
Mercado de Trabalho:
O curso de graduação tem por objetivo formar profissionais capazes atuar nos setores ligados à produção de bens e serviços, ou seja, para atuar em empresas (públicas ou privadas), ou ainda desenvolver atividades autônomas como empreendedores ou profissionais liberais. Uma parcela dos engenheiros formados poderá ser direcionada a cursos de pós-graduação, passando a atuar como pesquisadores e professores em escolas técnicas, institutos de tecnologia, universidades, etc. Outros segmentos dos profissionais graduados poderão exercer a profissão em outros campos de atuação.
Especializações:
Após a sua formação, o engenheiro civil tem a opção de especializar-se, por meio da realização de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em várias áreas específicas de conhecimento, dentre elas: Geotecnia, Estruturas, Construção Civil, Hidráulica, Saneamento, Transportes, dentre outras.
Competências e Habilidades do Engenheiro: