Introdução a Engenharia
A universidade é um novo período na vida do estudante e como toda mudança é importante que o aluno tenha uma rápida adaptação ao novo meio. Considerando que grande parte dos estudantes acaba de ingressar na fase adulta, é normal que se torne um momento de dúvidas acerca do futuro e as mudanças vão muito além de um simples ambiente para outro, na faculdade é concedido ao aluno maior independência e responsabilidade para aproveitar ao máximo o suporte oferecido pela instituição de ensino. Agora em que o estudo deixa de estar relacionado com uma obrigação e se torna imprescindível para uma melhor formação é importante que se tenha a devida motivação, curiosidade e maturidade para buscar sempre a melhor forma de se aprender e também estar sempre se aperfeiçoando com o objetivo de se tornar um bom profissional após o término do curso.
Através do livro “Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos” ocorre a antecipação para uma melhor adaptação do aluno ao novo ambiente, técnicas de estudos, formas de apresentação de texto e a origem da Engenharia são uns dos temas abordados nos primeiros capítulos desta obra.
A Universidade
É indispensável que o aluno conheça todos os recursos e atividades extras oferecida pela faculdade. Neste momento do ensino, o aluno já deverá ter deixado para trás a visão do professor como simplesmente uma autoridade que impõe o conhecimento e passar a ver como suporte necessário para transmitir o que aprendeu pela experiência e estudos anteriores. Entretanto esse ensinamento será insuficiente caso não tenha a dedicação necessário para se tornar um bom profissional, como o estudo regular com concentração e um ambiente calmo e estável.
A sociedade atual está evoluindo com muita velocidade, por isso acredita-se que o conhecimento obtido pelo engenheiro tem uma meia vida de 10 anos, que significa que metade do aprendido já não terá a mesma utilidade. Por isso a necessidade de sempre estar se reciclando, o