introdução a engenharia
2014
INTRODUÇÃO
Constatamos que a comunicação voltada à engenharia, existe um vazio entre a prática da comunicação visual e a realidade da comunicação técnica no panorama nacional.
A escolha do tema desta pesquisa deu-se após percebemos que a comunicação visual de assunto técnicos de engenharia nem sempre o faz com a preocupação de oferecer conforto ao usuário da informação. Contudo, a engenharia depende da transmissão adequada de informação, principalmente técnicas, para o seu bom funcionamento e crescimento. Assim, a comunicação é a sua principal ferramenta e o estimulo fundamental para o seu desenvolvimento. Sua aplicação normalmente tem funções tais como auxiliar indivíduos no desenvolvimento de atividades, orientar a solução de problemas, apresentar materiais informativos eficientes com um mínimo de dados, unindo seus interesses em comum e com as comunicações técnicas. A comunicação é mais importante, dependendo das circunstancia a comunicação técnica é uma ferramenta essencial em ambientes técnicos e científicos, podendo possibilitar a transformação de assuntos técnicos em informações mais práticas e acessíveis, aqueles que as conhecem e dominam, para aqueles que delas necessitam. Na prática da engenharia, esta é a forma de comunicação que permite a transmissão de resultados de estudos técnicos de maneira clara e compreensível, possibilitando o seu entendimento tanto a profissionais da área, com os mais variados graus de instrução, quanto a leigos. Para ser bem sucedida, esta forma de comunicação requer que se leve em conside-ração os seus três principais constituintes, que são a mensagem, o emissor e o receptor, de forma cuidadosa.
RESUMO
Vivemos um momento identificado por pensadores modernos de “A Era da informação”, onde a comunicação é o meio mais eficaz de aprender, ensinar e realizar suas tarefas no seu cotidiano através