introdução a engenharia
Tudo que foi elaborado, calculado e efetuado e que se encontra em nossa volta tem influência direta a engenharia, desde o refino da matéria prima até a nossa utilização passaram por diversas áreas da engenharia até chega a sua utilização.
Sendo assim os engenheiros desempenham um papel importante no desenvolvimento de produtos e na economia dos países.
O que é um Engenheiro?
Engenheiros são pessoas matematicamente, economicamente, tecnicamente e cientificamente preparadas para solucionar problemas técnicos com qual a sociedade se depara em seu dia a dia.
O que difere os engenheiros dos cientistas são os conhecimentos práticos nos quais os engenheiros são aptos.
Demanda por Engenheiros
Ao longo dos tempos houve um grande crescimento e desenvolvimento de produtos nos quais a engenharia teve seu papel fundamental para o controle dos recursos utilizados como também no desenvolvimento de fontes de energia renováveis para podermos ter um crescimento e evolução que não se afete a natureza e sim a conserva cada vez mais.
Inúmeras empresas e fábricas estão sendo ampliadas e construídas precisando também de mão de obra qualificada para elaboração, fabricação, operação, e manutenção destas.
Áreas da Engenharia
Hoje há diversas áreas de atuação na engenharia sendo umas das mais recentes as engenharias bioquímica e biomédica, mas as mais antigas foram a civil e a militar e a mecânica, pois tanto na civil como na militar era preciso esta sendo fabricado e utilizado peças mecânicas.
Abaixo se encontram as especialidades da engenharia e a função de cada uma:
-Engenharia Civil, responsável pela construção de projetos de larga escala, como rodovias, edifícios, aeroportos, represas, pontes, portos, canais, sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgoto;
-Engenharia Mecânica, responsável pela construção de motores, veículos, ferramentas, equipamentos para processo industriais, usinas de energia elétrica, bens de consumo, etc;