Introdução a engenharia de pesca
Ecologia aquática: Estudo das comunidades aquáticas e do ambiente, estudos de impactos ambientais, monitoramento e controle da qualidade de água.
Limnologia: Trata dos estudos físicos, químicos re biológicos da água doce do planeta.
Oceanografia: Trata dos estudos físicos, químicos e biológicos das águas do planeta.
Tecnologia de pesca: Emprego de técnicas de gestão, identificação, localização e captura de recursos naturais aquáticos e desenvolvimento de novos métodos e técnicas de captura.
Tecnologia do pescado: Trata do beneficiamento, da conservação e a industrialização dos produtos e subprodutos pesqueiros e o controle sanitário.
Investigação pesqueira: Trata dos estudos de dinâmica das populações e avaliação dos estoques pesqueiros.
Extensão pesqueira: Apreensão, difusão e transferência de tecnologias, com o planejamento participativo das comunidades pesqueiras, visando ao desenvolvimento sustentado da região de sua atuação. Executar ação comunitária e planejamento participativo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades envolvidas com atividades pesqueiras, aqüícolas e afins;
Ensino e pesquisa: Desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e pesquisa nas áreas relacionadas à Engenharia de Pesca.
Administração e economia pesqueira: Administrar, regular e fazer o ordenamento das atividades pesqueiras, públicas e privadas, além da elaboração, execução “marketing”, comercialização e avaliação de programas e projetos. Gerenciamento público e privado dos setores pesqueiro, aqüícola e do meio ambiente aquático;
Planejamento pesqueiro: Elaborar e avaliar programas e projetos da área de Engenharia de Pesca.
Economia aquática: estudos das condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes