INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CRÍTICO DE OBSERVAÇÃO:
MORADIA, ESPAÇO URBANO E ÁREA DE ATUAÇÃO
BRUNO FERNADES NUNES
JOINVILLE
ABRIL 2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar de uma forma crítica minha residência atual. Serão descritos e analisados de forma leiga, problemas encontrados visualmente, como trincas e fissuras, infiltrações, entre outros.
Além das patologias da residência em si, serão analisados os serviços públicos na região onde se localiza a mesma, como educação, saúde, transporte público entre outros.
Como calouro no curso de engenharia civil, também irei descrever quais são os meu objetivos no curso e em qual área de atuação pretendo atuar.
2. MORADIA
2.1. Localização e História
A residência na qual iremos tratar está localizada no bairro Boa Vista, em Joinville, Santa Catarina (Figura 1). A residência foi construída no ano de 1977, descrito em algumas plantas do projeto que encontrei (Figura 2).
Figura 1 - Fonte: Google Maps
Figura 2 – Fonte: Arquivos pessoais
2.2. Projetos e Plantas
Buscando em arquivos, foi possível encontrar algumas plantas que dão uma ideia das dimensões e estrutura da casa, apesar de não ter encontrado a planta que mostra as divisões internas da mesma.
Figuras 3 e 4 – Vista frontal e corte da vista frontal (Fonte: Arquivos Pessoais)
A moradia é dividida em 3 quartos, sala de estar, lavanderia, cozinha e sala de jantar. É possível visualizar algumas destas divisões na vista em corte lateral da casa (Figura 5).
Figura 5 – Vista lateral em corte (Fonte: Arquivos Pessoais)
2.3. Patologias
Apesar de tratarmos de uma residência com mais de trinta anos de existência, a mesma não possui muitas avarias perceptíveis. Alguns dos principais problemas são: infiltrações nas paredes externas, infiltrações nas paredes da garagem, infiltração no jardim interno em dias de