Introdução A engenharia Civil
Tem sido dito, que a história da civilização é a história da Engenharia. Podemos constatar há milhões de anos já era possível identificar a presença de Engenheiros.
Fatos de tempos muito antigos Nota-se a presença de Engenheiros a muito tempo atrás, um bom exemplo disso é o famoso Leonardo da Vinci que descreveu submarinos e naves espaciais, coisas que naquela época pareciam impossíveis, mas hoje existem graças aos Engenheiros. É possível perceber também a presença de arquitetos com um grau de habilidade muito alto para a época, basta analisar alguns monumentos antigos e bem conhecidos, como é o caso das Pirâmides do Egito e o Templo do Rei Salomão. Ainda existiam especialistas em estradas, hidráulica e metalurgia.
A Engenharia como profissão
Existem muitas definições para o termo engenharia. Uma definição geral pode ser a seguinte:
[ engenho + aria ] Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações especificas a criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao entendimento das necessidades humanas. Podemos tratar o Engenheiro como um profissional qualificado pela sua capacidade, educação, responsabilidade e experiência em executar tarefas de Engenharia.
Podemos levar em consideração cinco elementos essenciais na definição da engenharia:
Engenharia como Profissão Existem vocações que são referenciadas como profissões, é o caso da medicina, advocacia, arquitetura e engenharia. As vocações possuem quatro características comuns:
Estão associadas com uma grande área específica do conhecimento.
A preparação do profissional inclui treinamento na aplicação de tal conhecimento
Os padrões da profissão são mantidos no mais alto nível
Cada membro da profissão reconhece suas responsabilidades para com o povo
Arte e Ciência
A Engenharia é uma arte mais que uma ciência, pois o profissional utiliza de seu