Introdução a Embriologia
Ovário: reproduzir e estocar os ovócitos e produzir hormônios ovarinos. (estrógeno e progesterona)
Útero: desenvolve-se o embrião (gestação).
Os ovócitos estão dentro dos folículos.
Corpus Luteum: apos a saída do foliculo, o corpus luteum produz a progesterona.
Corpus Albicans: diminui o nível de progesterona, ocorrendo a menstruação.
ESQUEMA DE REPRODUÇÃO
Folículo Primário → Folículo Maduro → Corpus Luteum → Corpus Albicans → Menstruação.
(desenvolvimento) (libera os ovócitos)
Menstruação: liberação da saída dos ovócitos não fecundados. (descamação do útero)
FSH: hormônio estimulante do folículo para amadurecer.
Luteizante: faz a formação do corpus luteum.
LH: libera o ovócito.
Hipófise: produz o FSH e o LH.
Estrógenos: altera o humor.
O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante.
A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais.
A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são