introdução a economia
Oferta e demanda são as palavras que os economistas utilizam com mais freqüência – e com boas razões. Oferta e demanda são as forças que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual será vendido. Esta apostila apresenta a teoria da oferta e da demanda. Considera como compradores e vendedores se comportam e como interagem. Mostra como a oferta e a demanda determinam os preços nas economias de mercado e como os preços, por sua vez, alocam os recursos escassos da economia.
1. DEMANDA
Iniciaremos o estudo dos mercados observando o comportamento dos compradores. Veremos o que determina a quantidade demandada de qualquer bem, que é a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar. Para por em evidência nossas idéias, vamos tratar de um bem em especial – sorvete.
1.1. Determinantes da Demanda
Pense em sua demanda por sorvete. Como você decide comprar todo mês e que fatores influem em sua decisão ? Aqui estão algumas das respostas que você pode dar.
Preço: Se o preço do sorvete aumentar para R$ 20 a unidade, você comprará menos sorvete. Você poderá substituí-lo por iogurte congelado. Se o preço caísse para R$ 0,20 a unidade, você compraria muito mais. Uma vez que a quantidade demandada cai quando aumenta o preço e aumenta quando o preço cai, dizemos que a quantidade demandada se relaciona negativamente com o preço. Esta relação entre preço e quantidade demandada é válida para a maioria dos bens, e de fato é tão disseminada que os economistas a chamam de a lei da demanda: tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada cai.
Renda: o que aconteceria com sua demanda por sorvete se você perdesse seu emprego no verão ? Muito provavelmente cairia. Uma renda menor significa que você tem menos dinheiro para seus gastos totais, de modo que você teria que gastar menos com alguns – e provavelmente com