Introdução a Economia
Profª: Valquiria
Introdução a Economia
Janaina Machado de Souza
11/0123000
Questão 1:
A elasticidade-renda da demanda mede o quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação na renda dos consumidores. Por outro lado, a elasticidade-preço cruzada da demanda é uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação no preço de outro. Se um bem é inferior, qual o sinal da sua elasticidade-renda da demanda? E se estamos analisando bens complementares, qual é o sinal da elasticidade-preço cruzada da demanda? Explique o raciocínio das suas conclusões e dê um exemplo de bem inferior e outro de bens complementares
Resposta:
Sendo um bem inferior seu sinal de elasticidade renda da demanda é negativo, se o seu resultado tiver sinal positivo, isso significa que variações na renda são acompanhadas por variações de mesmo sinal na quantidade demandada, ou seja, se a renda aumenta, há um deslocamento na demanda, portanto trata-se de um bem normal.
Caso o sinal seja negativo, isso significa que a variação na renda e a variação na quantidade demandada comportam-se de maneira oposta, tratando-se de um bem inferior.
Bens complementares são aqueles cujo consumo é inseparável, ou seja, é de costume que sejam consumidos em conjunto. Logo, se A1 e A2 são consumidos juntos, uma redução no preço de A1, seguindo a lógica da lei da demanda, levará a um aumento pelo seu consumo. Como este não é consumido sem A2, por tabela o consumo deste produto também aumentará,sendo assim elasticidade-preço cruzada da demanda é a razão entre as variações da demanda de um bem e as variações simultâneas de preço de um outro bem relacionado, em se tratando de bens complementares o sinal também seria negativo, uma vez que uma variação no preço de um bem é acompanhada de uma variação de sinal oposto na demanda do outro bem.
Exemplo de bem inferior: você reduz o consumo à medida que sua renda aumenta. Para algumas pessoas esse é o