Introdução a Economia
Grego: oikos + nomos
A Economia estuda como pessoas, empresas, governos e outras organizações de nossa sociedade fazem escolhas e como essas escolhas determinam a forma como a sociedade utiliza seus recursos. É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade escolhem administrar e distribuir recursos produtivos escassos na produção entre as várias pessoas e grupos da sociedade a fim de satisfazer necessidades humanas.
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade; se não houvesse escassez, não haveria necessidade de se estudar economia.
Palavras-chave:
ESCASSEZ ESCOLHA NECESSIDADES
RECURSOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO
O estudo da Teoria Econômica se divide em duas grandes áreas: Teoria Microeconômica e a Teoria Macroeconômica.
A Microeconomia preocupa-se em explicar o comportamento econômico unidades individuais, sejam elas representadas pelas famílias, pelas empresas ou pelos proprietários dos fatores produtivos. A Microeconomia estuda a interação entre as empresas e consumidores e a maneira pela qual a produção e o preço são determinados em mercados específicos.
A Macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo. Ela estuda o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas tais como a produção total de bens e serviços, as taxas de inflação e desemprego, o volume total de poupança, as despesas totais de consumo, investimento etc.
Apesar das diferenças apontadas não existe, em princípio, nenhum conflito entre a micro e a macroeconomia, uma vez que o agregado da economia é dado pela soma de seus mercados.
O bem-estar de uma nação depende basicamente:
Da quantidade de recursos disponíveis;
Da eficiência na utilização destes recursos na produção de bens e serviços.
Assim, é importante definirmos q compreendermos o que são fatores de produção.
FATORES OU RECURSOS DE PRODUÇÃO
São elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços.
Fatores