Introdução a economia
É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
É um meio mais eficaz para atingir determinada meta.
Estatística Descritiva
Corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dos dados. Isto é, inclui as técnicas que dizem respeito à síntese e à descrição de dados numéricos. O objetivo da estatística descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, relatar e discutir.
É aquela encarregada dos primeiros passos do processo estatístico, quais sejam a coleta, a organização e a descrição (ou apresentação) dos dados. Estas etapas iniciais podem ser resumidas apenas como síntese dos dados.
Estatística Indutiva (ou inferencial):
Parte de um conjunto ou subconjunto de informações (subconjuntos da população ou amostra) e conclui sobre a população. Utiliza técnicas como a teoria das probabilidades, amostragem inferência estatística.
É a responsável pelas etapas finais do processo estatístico: a análise e a tomada de decisões. É a parte mais profunda, mais elaborada, enfim, mais complexa da estatística!
População
É o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
É aquele conjunto do qual se deseja extrair a informação, e cujos elementos têm, pelo menos, uma característica comum.
Censo:
É uma das formas de se processar um estudo estatístico. Ou seja, o censo é o tipo de estudo estatístico que abrange todos os elementos da população.
Amostra
É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
Subconjunto finito da população cujas características serão medidas. A amostra será usada para descobrir características da população. Como toda a análise estatística será inferida a partir das características obtidas da amostra, é