introdução a docencia
1)Se é verdade que “ninguém escapa da educação”, como se explica a expressão “falta de educação”?
2) Os índios das Seis Nações iniciam a sua carta com a expressão com “... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração”. Seria um sinal de ingenuidade? Explique seu ponto de vista.
3) “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”. Que relação há entre as diferentes nações e as diferentes educações de cada povo?
4) A nação brasileira apresenta apenas uma educação?
5) “... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte (...). Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram (...) totalmente inúteis. Nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens”. Como se insere a educação no processo de dominação de uma nação pela outra?
6) “Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”. Considerando‑se esta afirmação, qual o papel da escola no processo educacional de um povo?
7) “Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo; ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram. Existe entre povos que submetem e dominam outros povos, usando a educação como um recurso a mais de sua dominância”. Com base nesta afirmação, como seria possível definir, em poucas palavras, a educação do Brasil?
8) A educação “pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os homens”. Se há um controle sobre o saber, como ter certeza de que o que se aprende nas escolas é verdade?
9) “A educação do colonizador, que contém o saber de seu modo de vida e ajuda a confirmar a aparente legalidade de seus atos de