Introdução a custo e lucro - economia
O mercado concorrencial ou a concorrência perfeita pode ser caracterizado como um tipo/estrutura de mercado, no qual existe um número de empresas presentes é grande ao ponto de que uma empresa sozinha, não tem porte suficiente para poder influenciar o preço de equilíbrio. Isso é possível graças aos produtos serem homogêneos, a transparência que o mercado possui e a não existência de barreiras para que outra empresa ingresse no mercado. Dado que não existem lucros extraordinários, mesmo no longo prazo, somente o lucro normal, a forma como o empresário consegue maximizar seus lucros é tentando igualar a Receita Marginal (RMg) ao seu Custo Marginal (CMg), ou seja, RMg=CMg.
Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.
Comparando-se o lucro normal com o lucro extraordinário, percebe-se que enquanto o lucro normal representa a remuneração implícita do empresário, ou seja, o seu custo de oportunidade, o lucro extraordinário é definido quando as receitas superam os custos, ou seja, é a diferença entre a receita e o total dos custos contábeis e os custos de oportunidade.
Defina o Monopólio e o compare com a Concorrência Perfeita.
O monopólio apresenta características opostas às da concorrência perfeita. Há somente uma empresa ofertando, caracterizando um domínio na oferta, e, dessa forma, não há concorrência, produtos complementares, etc perante todos os consumidores na outra ponta do mercado (demanda). Assim, a curva de demanda da empresa é a mesma que a curva de demanda de todo o mercado. Ainda contrário à concorrência perfeita, o monopólio apresenta uma demanda que tende a ser mais inelástica (até certo ponto, em que não haja preços abusivos) e podem existir algumas barreiras para a entrada de outras empresas no mercado, como a existência de patentes ou o controle de matérias-primas