Introdução a criptografia
O que é Criptografia
A criptografia é uma tradicional área de estudo relacionada à segurança das informações. Os avanços da computação quântica prenunciam uma reviravolta neste campo, destruindo técnicas atuais e trazendo novas soluções. Este trabalho inicia-se com uma introdução à criptografia de forma geral e à computação quântica, seguindo-se por uma explicação teórica da criptografia quântica e de exemplos práticos de seu uso. Por fim, apresentamos os avanços recentes na área, seu estado atual e as tendências observadas.
Introdução à Criptografia
Criptografia, derivado do grego “escrita oculta”, é o estudo das técnicas de ocultação de informações. Esta é uma área tradicionalmente ligada à segurança da informação, remontando a um passado de milhares de anos. A criptografia atual está fortemente ligada à Ciência da Computação, dada a enorme quantidade de cálculos e manipulações realizadas a cada operação de codificação e decodificação. De forma recíproca, a natureza segura de algumas técnicas criptográficas se baseia na computabilidade dos algoritmos aplicados – dado um computador, ou grupo de computadores, com poder suficiente, algumas técnicas passam a ser quebradas com facilidade.
Tipos de Criptografia
Criptografia simétrica
A criptografia simétrica é a forma mais comum de criptografia e a de mais simples entendimento. Os dados a serem protegidos são alimentados a um algoritmo que recebe uma chave secreta e fornece como saída o dado criptografado, ou seja, modificado e aparentemente sem sentido. A informação é então transmitida ao receptor (ou armazenada para uso posterior). Para obter os dados originais, a informação criptografada é alimentada a um algoritmo que realiza um procedimento inverso e, se fornecida a mesma chave secreta, tem como saída os dados originais. O fato marcante da criptografia simétrica, e origem de seu nome, é o uso da mesma chave secreta (ou de chaves trivialmente