Introdução a cosmetologia para profissionais de beleza
Profissionais de
Beleza
INTRODUÇÃO
A Química está presente em nosso dia a dia e não poderia estar ausente nos produtos cosméticos: Estão presentes desde a
Matéria-prima responsável pela função do produto.
Produtos de limpeza e hidratação da pele e do cabelo.
Pigmento que dá cor à maquiagem;
Protetor solar, indicado para uso diário que confere proteção contra os raios solares.
Produtos de tratamento capilar que alisa, cacheia, confere volume, hidratação, maciez aos fios.
Esmaltes para as unhas, entre outros.
Por isso as intoxicações, alergias e sensibilidades são tão comuns com o uso desses produtos eles também apresentam restrição ao uso principalmente a pessoas com sensibilidade prévia.
As maquiagens também são problemáticas, pois todas contem o pigmento que dá cor ao produto para embelezar que por sua vez pode ser bem alergênico. Por isso é indispensável que o profissional de beleza possua o conhecimento necessário para auxiliar seu cliente na escolha correta e sem dúvida possa escolher os produtos que iram usar em cabine.
Autor:Jéssica D Batistela
Introdução a História da cosmética
O uso de produtos cosméticos tem mudado muito ao decorrer dos anos,os
Egípcios faziam dos cuidados com a beleza uma rotina na vida de homens e mulheres, como a pele sofria muito com os danos do sol o uso de óleos e cremes eram indispensáveis para saúde e beleza.
“O ideal de beleza” sem foi criado pelos gregos corpos bem delineados era esculpido no mármore para esse feito praticavam exercícios físicos e a saúde era mantida pela beleza do corpo.
Com a opressão da igreja as mulheres perderam seu status de deusas que se mantinha desde a antiguidade e começaram a ter o mínimo contato com a população assim como seus direitos.
As mulheres que tinham cuidado com a pele com uso de cosmético eram vistas como feiticeiras até esse clima de magia abrir espaço para a era comercial. Categoria HPC (higiene pessoal e