introdução a contabilidade
1 História da Contabilidade
1.1 História da Contabilidade no Mundo
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização, quando o homem começou a perceber o seu sentimento de propriedade, passando a ter a necessidade de controlar esse bem que possui. Com o passar do tempo e com a criação da moeda como forma de comércio a contabilidade foi ganhando ainda mais relevância, passando a se tornar objeto de estudo entre muitos pesquisadores. Muitos desses estudiosos sentiram a necessidade de criar um padrão para a medição do patrimônio, a fim de auxilia-los na tomada de decisões. A partir dai, algumas teorias foram sendo criadas tornando a contabilidade uma verdadeira ciência social, uma ferramenta extremamente relevante para o controle patrimonial e a tomada de decisão nas organizações, seja numa pequena empresa, seja numa grande empresa, seja até mesmo em um país.
A evolução da contabilidade pelo mundo pode ser dividida em quatro fases, as quais são:
- Pré-história: 8000 a.C. até 1202 d.C. (empirismo, conhecimento superficial): Experiências e praticas vividas pelas civilizações do mundo antigo, destacando-se os estudos sumérios, babilônicos, egípcios, chineses e romanos.
- Idade Média: 1202 d.C. com a obra “Leibe Abaci”, de Leonardo Fibonacci: período de sistematização dos registros.
- Idade Moderna: 1494, com a publicação da obra “Tratatus Particularis de Computis et Scripturis” (Tratado Particular de Contas e Escrituração), do Frei matemático Luca Paccioli, em Veneza, onde esse fez o estudo sobre o método das “Partidas Dobradas”, tornando-se um marco na evolução contábil.
- Idade Contemporânea: do século XVIII, é o período cientifico da contabilidade, quando essa deixa de ser mera “arte” para tornar-se “ciências”. A partir dai surgiram varias doutrinas contábeis, como: Contista, Controlista, Personalista, Aziendalista e Patrimonialista.
1.2 História da Contabilidade no Brasil
O Brasil como qualquer