Introdução a Contabilidade Conceito de Debito e Credito.
Teoricamente seria inadequado denominar lado esquerdo e lado direito da conta (ou do razonete). O lado esquerdo chama-se débito e o lado direito, crédito.
Por um=Ito tempo, no Brasil, conceitos de débito e crédito foram dados aos estudantes de contabilidade de maneira complexo. A tentativa de conceituar débito e crédito encontrava séria resistência num iniciante em contabilidade, pois era levar a pensar que débito significava coisa desfavorável crédito significava coisa favorável.
Com o evento da Escola Contábil Americana no Brasil houve uma notável simplificação, dessa forma, em vez de se chamar lado esquerdo do razonete denomina-se débito. Dessa forma, debitar significa lançar valores do lado esquerdo de um razonete; creditar significa lançar valores no lado direito de uma conta.
Bibliografia: CONTABILIDADE BÁSICA, José Carlos Marion, 10º edição.
Noções de débito e créditos.
Débito na linguagem comum significa: dívida; situação negativa; estar em débito com alguém. A palavra crédito na nossa linguagem cotidiana poderá representar situação positiva, favorável.
Em contabilidade usamos crédito e débito na constituição gráfica T onde crédito encontra-se no lado direito e débito no lado esquerdo.
Bibliografia: CONTABILIDADE BÁSICA FÁCIL, Osni Moura Ribeiro, 28º edição.
CONCEITO DE CRÉDITO E DÉBITO
Em contabilidade, o débito representa algo que se tem ou adquire, enquanto crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação, onde uma dada quantia é transferida de um sujeito A para um sujeito B, diz-se que o sujeito A tem um crédito para com o sujeito B e este, por sua vez, um débito para com o sujeito A.
O fato de identificarem as origens (credores) e destinos (devedores) dos recursos faz com que os conceitos de débito e crédito sejam difíceis de compreender à primeira vista, já que eles são erroneamente associados a diminuições e aumentos de capital, respectivamente.
Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no