Introdução a ciência política com enfoque a mídia e ao esporte
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARBACENA
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
WESLY OLIVEIRA SCHUTTE
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA
TEÓFILO OTONI
2011
CIÊNCIA POLÍTICA
Relatório de estudo: O termo ciência política pode ser compreendido de duas maneiras, em seu sentido amplo e não técnico e em seu sentido específico e técnico. Segundo Bobbio, Matteucci e Pasquino (1998, p. 164):
“A expressão Ciência política pode ser usada em sentido amplo e não técnico para indicar qualquer estudo dos fenômenos e das estruturas políticas, conduzido sistematicamente e com rigor, apoiado num amplo e cuidadoso exame os fatos expostos com argumentos racionais” e “em sentido estrito e técnico, corresponde à ‘ciência empírica da política’ ou à ‘ciência da política’, tratada com base na metodologia das ciências empíricas mais desenvolvidas, como a física, a biologia, etc.”.
Segundo Azambuja (2008), Aristóteles definia a ciência política como a rainha das ciências. Ela engloba os estudos dos fenômenos mais significativos para a e existência dos membros de qualquer sociedade. Azambuja (2008) ainda cita que os antigos tinham a necessidade de adquirir um conhecimento que cingisse a concepção total da sociedade e através dela em harmonia com os outros ramos científicos, desenvolvessem estudos, sem gerar conflitos e preocupados com a felicidade dos integrantes da Polis. Para Andrada (1998) a ciência política é o ramo cientifico que estuda o fenômeno do poder, focalizando acontecimentos que estão presentes no pensamento intelectual desde outrora e que quando voltada ao lado educacional possui uma abordagem didática como ramo cientifico do saber, sendo um instrumento de análise e pesquisa a respeito de fatos ligados ao Poder ao longo dos anos, no pensamento intelectual iniciado com gregos. Vale ressaltar que toda a ciência tem seu lado interdisciplinar e com a