Introdução a ciencia e tecnologia de laticinios
BÁRBARA BASTOS
DANIELLA MOREIRA
JOYCE SALMASO
NATÁLIA LOPES
VIÇOSA – MINAS GERAIS
2012
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
TAL 140 – INTRODUÇÃO A CIENCIA E TECNOLOGIA DE LATICINIOS
PROFESSORA: ANA CLARISSA
SUMÁRIO__________________________3
1 LEITE COMO ALIMENTO PARA POPULAÇÃO ADULTA__4
2 TEXTO SOBRE TECNOLOGIA DE LEITE ¬¬¬______________¬¬4
3 ARTIGO CIENTÍFICO______________________________7
4 TESES DEFENDIDAS NA ÁREA LACTEA______________7
REFERÊNCIAS_____________________9
LEITE COMO ALIMENTO PARA POPULAÇÃO ADULTA
O leite é, e sempre foi um assunto muito polêmico no que se refere à alimentação, principalmente de adultos, pois a sua ingestão é controversa, visto que o leite pode ser o causador de muitas alergias. Mas, para muitos, crianças devem tomar leite desde que não tenha doenças relacionadas à hipersensibilidade as suas proteínas, como visto que pode ser o causador de rinite, diabetes, catarata, entre outras doenças.
Entretanto, o leite e seus derivados constituem importantes fontes de minerais, vitaminas e proteínas de alto valor biológico. O consumo de leite está associado à prevenção de osteoporose, hipertensão arterial, ao controle do peso corpóreo e até a modulação da gordura corporal, entre outros fatores. Ele contribui também na atividade antimicrobiana e antiviral. A indústria láctea vem avançando muito no que se refere à higiene, pois com o desenvolvimento de novas técnicas do processamento do leite tem obtido produtos mais seguros.
TEXTO SOBRE TECNOLOGIA DE LEITE E SEUS DERIVADOS
Texto base:
Ocorrência de bactérias psicrotróficas em leite cru refrigerado A indústria leiteira mundial atravessa um período de intensas transformações em sua estrutura e podem-se identificar como grandes tendências a diminuição dos preços pagos ao produtor, a redução de subsídios, o aumento nas exigências de