Introdução a Arquitetura
Função Sintática: todo edifício representa um papel definido na paisagem em que se encontra. Papel esse definido pela simples existência no local, independente de sua atividade.
Função Semântica: um edifício sempre significa alguma coisa para a sociedade, ou seja, além de abrigar uma atividade, ele também a representa na sociedade.
Função Pragmática: um edifício abriga uma atividade, devendo ser dimensionado e situado em local adequado para tal e atender as exigências de sua função.
Com o passar do tempo, a sociedade se tornou muito mais funcionalista, e com a arquitetura moderna não poderia ser diferente. O funcionalismo é uma de suas principais características, assim um edifício além de atender a demanda de uso, também será julgado bom ou mau de acordo como atende ou não a função a que se destina.
A forma segue a função, veio fazer com que os arquitetos buscassem formas inovadoras para os novos projetos. Essa frase veio das ciências biológicas, onde se procura explicar a forma em relação a função de cada componente do organismo. O lema gerou muitas controvérsias, pois levava em consideração apenas a função pragmática, esquecendo-se das funções sintáticas e semânticas. O que fez a tirania do funcionalismo ser abordada
Nome: Alex Marinho Petrillo
1º Período – 2014