Introdução a anatomia I
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS
DEPARTAMENTO DE BIOMORFOLOGIA
DISCIPLINA: ANATOMIA I
CURSO: ODONTOLOGIA
MONOGRAFIA
CHIRLEY MOREIRA AGUIAR
Salvador - BA
Setembro/2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS
DEPARTAMENTO DE BIOMORFOLOGIA
DISCIPLINA: ANATOMIA I
CURSO: ODONTOLOGIA
MONOGRAFIA
CHIRLEY MOREIRA AGUIAR
Monografia apresentada ao professor Dr. José Carlos Nunes Mota, junto com a disciplina Anatomia I para obtenção de nota parcial referente ao primeiro semestre letivo de 2009.
Salvador- BA
Setembro/2009
SUMÁRIO
1. Introdução ao estudo da anatomia
Conceito:
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
Normal e Variação Anatômica:
Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos.
Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função. Assim, a artéria braquial mais comumente divide-se na fossa cubital. Este é o padrão. Entretanto, em alguns indivíduos esta divisão ocorre ao nível da axila. Como não existe perda funcional esta é uma variação.
Quando ocorre prejuízo funcional trata-se de uma anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for tão acentuada que deforme profundamente a construção do corpo, sendo, em geral, incompatível com a vida, é uma monstruosidade.
Posição Anatômica:
Deve-se considerar a posição anatômica como a de um atleta em posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo. Os braços pendentes, mãos espalmadas, dedos unidos e palmas voltadas para frente. Os pés também unidos e pendentes.
– de pé na posição