Introdução a administração
O mundo esta mudando e junto com ele as novas tecnologias que estão cada vez mais avançadas, surgem novos mercados e é preciso preparação para entrar nesse sistema que cresce a cada dia.
As empresas precisam de profissionais com capacidade de adaptação aos ambientes externo e interno. O gestor de pessoas é o principal agente de um processo de mudança na forma de pensar, agir e decidir os rumos da organização.
Gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. O profissional que desenvolve essas atividades é chamado de Gestor de pessoas.
O gestor de pessoas deve ser um profissional generalista, inovador, dinâmico, responsável, flexível, interessado, desenvolvendo suas funções com competência, e aumentando a capacitação de sua equipe. O novo gestor tem que ser lider, tenho a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo bem comum.
Líder do Passado
Ser um chefe
Controlar as pessoas
Centralizar a autoridade
Estabelecimento de objetivos
Dirigir com regras e regulamentos
Confrontar e combater
Mudar por necessidade e crise
Ter um enfoque eu e meu departamento
Trabalho com sistema fechado
O Novo Líder
Trasformador: O líder passa a ser visto como um facillitador e não um chefe; o funcinário como colaborador; a padronização é esquecida entrando o sistema com flexibilidade; a competição como competitividade; a concorrencia como parceria; o impossível no possível, transformando o sistema fechado em aberto.
Integrar com a sociedade: Deve analisar a sociedade como um todo, sem dividi-la, valorizando as pessoas, descobrindo que a cidadania e os negócios podem caminhar juntos.
Diálogo: Ter comunicação com seu público, para mostrar qual é seu foco, sempre de uma