Introdução a Administração
CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
A administração é a ciência das decisões. Administrar é objetivar resultados. Resultados são os objetivos de todo empreendimento, seja ele com ou sem fins lucrativos. A busca pelo resultado é o que caracteriza a dinâmica das organizações.
Administração não significa somente executar tarefas ou operações, mas sim fazer com que elas sejam executadas por outras pessoas, em conjunto. Administração é a condução racional das atividades de uma organização, tenha ela propósito lucrativo ou não.
A Administração realiza contextos através da gestão inteligente de pessoas, utilizando-se dos diversos recursos organizacionais para alcançar os objetivos e as metas previamente determinados, com elevado desempenho e lucratividade social e/ou financeira para a própria organização. A administração traça objetivos e metas.
Administração é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz (Chiavenato, 2003, p. 22).
Administração é o ato de realizar coisas por meio das pessoas (American Management Association, 1979 in Moraes, 2001, p. 7).
Para Peter Drucker: é uma prática que utiliza elementos das ciências
Pois surge da sociedade e trabalha em função dela.
E aplicada pois suas hipóteses geram teses sobre o funcionamento das organizações e aplicam-se as conclusões com o objetivo de ordená-las e melhorá-las.
Sua aplicabilidade:
O foco sempre será o ambiente de trabalho, a fim de melhorar processos e orientar pessoas para uma melhor eficiência e eficácia dos resultados.
Para Perter Drucker, sua responsabilidade é de transformar recursos e produtos e promover o progresso econômico organizado.
E a forma de melhor realizar uma tarefa e ser bem sucedido.
Suas praticas não se limitam apenas as empresas, porém também aquelas sem fins