Introdução a administração
Direção: A direção é uma função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Suas principais funções são: liderança, motivação, comunicação, solução de problemas, além de um desenvolvimento de uma boa relação entre os funcionários com finalidade de se obter um bom ambiente de trabalho.
Estilo de direção (teoria X e teoria Y): Teoria X: Se resume a dirigir e controlar os subordinados de maneira rígida e intensiva. Nesse estilo de direção, o administrador acha que não se deve confiar nas pessoas, pois acha que as pessoas são passivas, indolentes, relutantes e sem qualquer iniciativa pessoal.
Teoria Y: Ao contrário da teoria X, na teoria Y o administrador tende a dirigir as pessoas com maior participação, liberdade e responsabilidade no trabalho, pois acha que elas são aplicadas, gostam de trabalhar e têm iniciativa própria.
Teorias de Rensis Likert composta por 4 sistemas adminsitrativos baseados nas seguintes variáveis comportamentais
Processo decisório: Consiste na decisão do administrador em centralizar as decisões em suas mãos ou adotar uma maneira participativa de toma-las.
Sistema de comunicação: O administrador pode adotar 2 tipos: fluxos descendentes de ordens e instruções e fluxos ascendentes de relatórios para informação (comunicação vertical e rígida), ou pode adotar sistemas de informações desenhados para proporcionar acesso a todos os dados necessários ao desempenho (comunicação vertical e horizontal intensa e aberta).
Relacionamento interpessoal: Existe 2 tipos que o administrador pdoe adotar: cargos com tarefas segmentadas e especializadas (individuais), desenhos de cargos (grupo) ou ainda equipe em operações autogerenciadas e auto-avaliadas.
Sistemas de punições e recompensas: O administrador pode adotar punição para que obtenha obediência através da imposição de castigos e medidas disciplinares ou esquema de recompensas materiais e