Introdução up
Dois espaços (enter) antes do texto... começar a escrever no terceiro
A atuação da (o) enfermeira (o) em unidade de internação prolongada visa ao atendimento do cliente, incluindo-se o diagnóstico de sua situação, intervenções e avaliação dos cuidados específicos de enfermagem, a partir de uma perspectiva humanista voltada para a qualidade de vida (citação?).
Considerando que um dos indicadores dessa qualidade é a condução ao seu bem-estar nas dimensões física, mental e espiritual, acredita-se que a atuação da equipe de enfermagem pode ser favorecida pela institucionalização de um instrumento de avaliação de enfermagem que oriente os profissionais para, por exemplo, predizer se o cliente admitido apresenta, ou não, fatores de risco para desenvolver úlcera por pressão (UP), haja vista que esta patologia tem elevada incidência na realidade das unidades de atendimento (SOUZA; SANTOS; SILVA, 2006) (mais de 2 autores, usar “et al.,”... arrumar todos).
De acordo com Medeiros; Lopes; Jorge (2007) apud (no início da frase, usar “citado por”) Cardoso (2004), a úlcera por pressão (UP) é causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção que podem resultar em morte tecidual sendo frequentemente localizada nas regiões de proeminências ósseas (citação?).
Apesar de ser um tema de grande atenção no âmbito dos cuidados de enfermagem, estudos mostram que a incidência e a prevalência mundial continuam elevados, fato que comprova a necessidade de novas pesquisas com objetivo de aperfeiçoar medidas preventivas (citação?).
Apesar dos estudos sobre úlcera por pressão estarem se configurando como uma mudança paradigmática no cuidado à pessoa acamada ou com internação prolongada, não há total correspondência com a produção teórica (ou prática?) sobre este assunto. Desta forma, podem-se