introdução tcc terceirização
Nos dias de hoje verifica-se através de dados coletados em reportagens da Revista EXAME a grande necessidade das empresas em criar alternativas que sejam capazes de amenizar as dificuldades de manutenção dos negócios no país. Podemos notar que é neces- sário criar e sustentar vantagens competitivas entre as empresas, a fim de reduzir os custos da produção para alcançar o lucro e se manter no mercado. Os esforços estão cada vez mais dedicados na realização da atividade principal da empresa (atividades-fim) , sendo necessário que toda a capacidade produtiva seja redire- cionada para acumular valores à produção. Porem com toda dedicação dada a principal atividade da empresa, deixamos de lado algumas atividades secundarias (atividades-meio) que embora sejam necessárias ao produto final podem ser administradas por terceiros por meio da terceirização.
Como a terceirização poderá ser utilizada de forma estratégica pela atividade-meio gerando eficiência para atividade-fim? Quais suas vantagens e desvantagens?
Percebe-se que a terceirização ocorre em meio a este contexto, com foco em reduzir custos e acelerar a economia. A terceirização deve ser defendida como um meio de desver- ticalização, fixação de esforços gerenciais no produto principal, busca de melhoria contínua da qualidade, produtividade e competitividade.
O objeto geral é identificar quais as formas estratégicas que o processo de Terceirização ajuda uma empresa a focar todo seu potencial na sua atividade-fim. Com o intuito geral de melhorar a qualidade e reduzir custos.
Esta pesquisa tem como relevância o processo de terceirização. Estudaremos o caso de uma organização do ramo de transportes de valores situada no estado do Rio de Janeiro. Demonstraremos como o processo de terceirização de uma atividade-meio pode ser benéfico ou não. A partir disso poderemos definir se a terceirização beneficiou o aumento de resultado de qualidade na