Introdução Suino
A área escolhida por mim para abordar neste Relatório Final de Estágio foi a Suinocultura, porque foi com esse setor que mais interagi. As atividades nele realizadas, sem dúvida, me proporcionaram grande aprendizado técnico, pois consegui vivenciar exatamente o que se expõe na matéria de Zootecnia do Campus e no dia-a-dia de uma criação de suínos, seja industrial, seja de subsistência. Sem dúvida, o aprendizado sobre a suinocultura é de extrema importância, visto que a carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida no mundo, sendo o dobro da quantidade de carne bovina. De acordo com o Boletim Técnico de Agronegócio do SEBRAE, expedido nesse ano, a suinocultura gerou cerca de 600.000 empregos somente no Brasil, em 2014. Como visto acima, há uma demanda de grande produção desse tipo de carne no mundo, o que gera uma carência de profissionais capacitados para atuar no setor. O Estágio do IFF Bom Jesus, vem exercendo atividades no setor de suínos com o objetivo de formar técnicos que atuem com exelência nessa área, atendendo o que o mercado exige.
Nos últimos anos a produção de suínos, vem ganhando mais espaço no mercado internacional com um aumento de cerca de 40 % na produção de carne suína.
Esse processo se dá devido aos avanços tecnológicos e estudos desenvolvidos para esta produção.
A produção de suínos era algo voltado para o âmbito familiar, e hoje cada vez mais vem ganhando espaço na área de exportação.
Em meados dos anos 50, com a introdução da gordura vegetal no mercado, a produção de suinocultura mudou de foco, já que a produção estava bem relacionada com a gordura do suíno que aderiam de várias utilidades além do consumo de carne.
Esse processo se dá devido ao cuidado intenso sobre o melhoramento genético, sanidade,nutrição e manejo adequado, que são de suma importância para o desempenho de uma boa qualidade para o crescimento dentro da exportação do Brasil.
O Brasil hoje vem avançando em seus estudos e