introdução sagui
1.0 Comportamento Social
1.1 Com outros animais
Os saguis vivem em grupos pequenos às vezes formando bandos de trinta a quarenta indivíduos. Já foi observado bando mistos, isto é, formando por animais de duas ou três espécies distintas. Seus predadores naturais são: gaviões, gatos do mato, corujas, iaras e aves rapinas.
1.2 Com o ambiente
O sagui é um animal tipicamente florestal, lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre em quatro patas, ou deitam-se nos galhos com a cauda pendente. Suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos e das árvores. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja muito distante, mas, atravessam com agilidade as pontes formadas pelas folhas. Não constroem ninhos, portanto, se abrigam nos ocos dos troncos.
1.3 Hierarquia
Saguis vivem em grupos comandados por um casal e têm uma organização social. Essa hierarquia nem sempre é imediatamente visível, pois a relação entre dominantes e submissos é amigável. Além disso, na maior parte das atividades, todos gozam dos mesmos direitos, independentemente da hierarquia. Quando um dos membros do casal dominante se acasala com outro do posto inferior, gera uma luta, com o rival do mesmo sexo, muito violenta. Um sagui demonstra sua superioridade em relação ao outro, virando seu traseiro. Em cada grupo só a fêmea principal tem filhotes.
1.4 Com as pessoas
Normalmente, os saguis são receptivos em contato com o homem. Porém por ser um animal silvestre ele pode ser arisco ou manso por não ser acostumado ao convívio direto com humanos ao contrario de animais domésticos.