Introdução Rápida a Administração
O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas efunções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns
- Conceito de Administração: é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da Organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos de uma forma eficaz e eficiente, ou seja, é o ato de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização.
Segundo a definição apresentada podemos destacar quatro elementos contidos nessa conceituação:
PROCESSO: a adm é um processo na medida em que consiste em um conjunto de atividades e tarefas relacionadas a fim de atingir um objetivo em comum.
COORDENAÇÃO: consiste na coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais para garantir que partes independentes funcionem como um todo.
EFICIÊNCIA: é a capacidade de realização das atividades da Organização, minimizando a utilização dos seus recursos, ou melhorando a capacidade de desenvolver tarefas; é uma relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos.
EFICÁCIA: é a capacidade de realizar as atividades da Organização de maneira a alcançar os objetivos estabelecidos, implica também em escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: 1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
2.