Introdução pré tcc aplicativos
Paloma Oliveira Nuñez
Pedro Faria
Roger Henrique
A Web 2.0: E as novas tendências em moda
Belo Horizonte
2014
Centro Universitário UNA
1 INTRODUÇÃO
Na última década a internet passou por constantes avanços tecnológicos, sobretudo com o advento da chamada web 2.0¹ que fez com que os usuários que até então eram limitados a apenas receber informação passasse a gerar conteúdo. Em relação ao setor empresarial houve também grandes modificações. As empresas ao contrário de hoje, não precisavam ter presença ativa na web para ser conhecida, bastava-se um cartão de visitas e mala direta. Atualmente isso já não é possível, uma empresa que não está conectada ou que não sabe utilizar essas ferramentas proporcionadas pela web 2.0 a seu favor certamente está perdendo seu espaço no mercado.
Essa máxima torna-se ainda mais verdadeira se a empresa em questão faz parte do setor da moda, pois este é por natureza um mercado que está sempre atento a inovações e é responsável por incentivar conceitos dentro de uma sociedade.
“Mais do que o resultado de imitação e distinção entre os indivíduos. A moda é, antes de tudo, um fato social total que abrange todas as dimensões da sociedade – econômica, social, cultural – e todos os indivíduos, independentemente da raça, da crença, da classe social, do gênero, da idade” (PEREIRA, 2004, p. 63).
Estar presente nas redes sociais, entender e interagir com seu público é uma receita de sucesso de toda empresa deste setor. Redes sociais como Facebook e Twitter são persuasivas, o que contribui na produção e compartilhamento de informação. As pessoas são envolvidas pela moda sentindo a necessidade de seguir as tendências como uma forma de estar incluída em um grupo social, então fazer uso correto dessas ferramentas pode gerar bons lucros.
Atentos a essa realidade o presente trabalho tem como temática central o estudo de como as novas ferramentas da web 2.0 estão