Introdução + Procedimento
Procedimento Experimental
Na extração do extrato alcoólico da beterraba pesamos 25 g de beterraba ralada e transferimos para um béquer de 250 ml, adicionamos 50 ml de álcool comercial, misturamos com o auxilio do bastão de vidro e aguardamos 15 minutos. Montamos o sistema de filtragem com o funil analítico e o papel de filtro em um suporte universal e filtramos a solução obtida que foi o extrato alcoólico da beterraba.
Ao testarmos os indicadores, numeramos seis tubos de ensaio, adicionando 1 ml de HNO3 nos tubos 1 e 2; 1 ml de água destilada aos tubos 3 e 4; 1 ml da solução NAOH nos tubos 5 e 6; 1 ml do extrato alcóolico de beterraba filtrado nos tubos de ensaio 1,3 e 5; adicionamos duas gotas de fenolftaleína nos tubos 2,4 e 6; Agitamos todos os tubos e observamos a cor das soluções que foram: violeta,, incolor, cereja, incolor, verde, rosa.
Para testarmos o pH de materiais do uso cotidiano, numeramos dez tubos de ensaio, e fomos adicionando 1 ml de vinagre nos tubos 1 e 2; 1 ml de solução de leite de magnésia nos tubos de ensaio 3 e 4; 1 ml de suco de limão nos tubos de ensaio 5 e 6; 1