introdução penal
Curso: Direito
Professor:
Nome do aluno:
Data: 11/08/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Sabe-se que a “tipicidade penal exige uma ofensa de alguma gravidade aos bens jurídicos protegidos, pois nem sempre qualquer ofensa a esses bens ou interesses é suficiente para configurar o injusto típico” (Bittencourt, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte Geral I. 20 ed. rev. ampl e atual – São Paulo: Saraiva, 2014). Assim, para situações de pouca ofensividade, aplica-se o princípio da insignificância ou da bagatela, o que descriminaliza a conduta. Considerando o exposto, discorra por o furto de R$ 10,00 não é considerado crime enquanto que o roubo do mesmo valor é. Fundamente sua resposta nos princípios que norteiam o Direito Penal bem como no material didático do curso. (2,5 pontos)
Resposta: Com violação da norma penal,surge para o Estado o direito de punir o sujeito ativo da infração. O ato praticado deve se enquadrar a infração de alguma lei. No caso do furto de 10,00, não se vê o ato como um crime, por isso, sua aplicação resulta na absolvição do réu, e não na aplicação da pena.
2. Rose e Inácio são irmãos e vivem maritalmente, tendo, inclusive, 2 (dois) filhos. Genésio, vizinho policial, ao descobrir o real grau de parentesco entre Rose e Inácio, lhes dá voz de prisão em flagrante pelo crime de incesto. Agiu corretamente Genésio? Justifique sua resposta, à luz do ordenamento jurídico brasileiro e do material didático da unidade de aprendizagem. (2,5 pontos)
Resposta: Não, porque crime de incesto são ambos maiores e não há nenhuma ameça ou violência e é permitido pela lei brasileira ainda que seja um tabu moral e religioso, mas no ponto de vista jurídico, ele jamais gerará uma união