Introdução para trabalho de filosofia
O primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.
A filosofia é útil porque faz emergir a reflexão, o pensamento e a crítica. Ela é útil porque nos faz pensar, levanta questões, problematiza o real vivido, o nosso quotidiano e a nossa existência. A filosofia proporciona uma curiosidade indagadora, desenvolve e capacita a inteligência e a abertura de espírito. É pela inquietude de espírito e pela reflexão/ racionalização que o Homem procura responder às questões que o afligem. Ela não é tarefa daqueles que não têm mais nada que fazer, mas sim tarefa de todo o homem que racionaliza e que utiliza a sua capacidade cognitiva para responder às suas questões existenciais.
Todo o homem deve assumir um constante posicionamento crítico. O ato de filosofar deve ser a tua e a minha tarefa, porque é pela curiosidade que existe em nós que desvendamos mistérios e procuramos respostas para as nossas dúvidas.
A filosofia é assim, sobretudo, uma atitude, uma atividade humana fundamental na tentativa de explicar o mundo, o homem e tudo o que nos diz respeito, orientando a nossa existência.
A atitude filosófica é indispensável à vida humana, porque a dúvida é natural no ser humano. Por isso não te deixes adormecer, espicaça o teu pensamento e encontrarás o sentido do mundo e da vida.
Pensa, questiona, procura respostas e com certeza terás um olhar diferente acerca daquilo que está à tua volta.