introdução OS
Inicialmente, é importante salientar que a observação sistemática consiste em descrever de maneira cautelosa as atividades motoras produzidas por um individuo a fim de coletar dados referentes ao comportamento do ambiente e meio externos e indivíduo (DANNA & MATOS, 2011).
É importante que se tenha o esclarecimento que a observação sistemática por ser criteriosa e bem organizada e se difere das outras formas de observação, por sua metodologia centralizada em obtenção de informações planejadas e estruturadas através do comportamento do ser humano, que a torna instrumento de pesquisa cientifica com seus métodos e critérios, assim como as 1zoutras formas de observação que possuem também seus próprios critérios (DANNA & MATOS, 2011).
Passa-se a analisar ainda dentro deste teórico que, ao pensarmos em individuo e seu comportamento, é necessário que se tenha dentro da observação sistemática um objetivo formado que estabeleça a relação do individuo, com o local especifico e as mudanças que ocorrem no ambiente em que o sujeito (S) está enquanto é observado (DANNA & MATOS, 2011).
De acordo com o autor DANNA & MATOS (2011) com relação ao método de aplicação da observação (O.S) é realizada durante um período, que é feita através de registros de todos os comportamentos do sujeito. Sendo o observador o responsável por registrar e identificar os dados apresentados pelo sujeito (S). Dentro da observação sistemática (OS) pode-se observar de (S) os comportamentos motores, faciais e verbais ou vocais, comportamentos motores são os movimentos e as mudanças que o sujeito realiza com os membros superiores e membros inferiores por exemplo, “S levanta o braço eleva a mão a cabeça”, “S flexiona as pernas e pula” , no comportamento facial pode-se registrar as alterações que o sujeito tem em sua expressão por exemplo: “S levanta a sobrancelha”, “S infla as bochechas” e também observa-se os comportamentos verbais ou vocais que são sons produzidos pelo aparelho fonador do