Introdução - marketing para micro e pequenas empresas
1.1 - Introdução
O mercado tem se tornado a cada dia mais competitivo, seja pelas grandes empresas com marcas conhecidas que dominam os seus segmentos e uma grande parcela dos clientes, ou pela enorme quantidade de pequenas empresas que surgem devido as atuais facilidades de se abrir um negócio. A verdade é que esta cada vez mais difícil se destacar e alcançar bons resultados sem um planejamento adequado.
Então qual seria a maior vantagem das grandes empresas sobre as pequenas? Em pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2011, com mais de 1.000 especialistas sobre o assunto, a principal vantagem escolhida por 80% dos entrevistados foi o Marketing, ficando a frente de vários outros fatores importantes como Produtividade, Poder de Compra e Logística.
O Marketing é imprescindível nas empresas, pois ele que coloca a marca e empresa no mercado de forma objetiva, valorizando a marca, divulgando os produtos e gerando lucros maiores. Embora seja mais utilizado pelas grandes empresas ele não é uma ferramenta exclusivamente delas. Devemos entender que o Marketing não é necessariamente algo caro e complexo ele pode estar em algo simples como o atendimento a um cliente.
É justamente este fenômeno que iremos estudar a utilização do marketing em pequenas empresas. Quais são as principais ferramentas disponíveis, quais são as principais dificuldades para elaboração de um plano de marketing, quais são as resistências dos pequenos empreendedores quanto à implementação do marketing em suas empresas e claro quais são as principais vantagens de desvantagens de sua utilização e aplicação.
Portanto o problema central que se coloca neste trabalho é:
“Como uma empresa de porte pequeno pode utilizar o marketing a seu favor para se destacar no setor em que atua?”
Neste trabalho iremos estudar mais afundo sobre este tema tão importante, seguindo todos os passos necessários para a elaboração de