Introdução lei de coulomb
1- A Lei de Coulomb afirma que a intensidade da força de interação entre duas cargas pontuais, q1 e q2, separadas por uma determinada distância, é: inversamente proporcional à distância. diretamente proporcional à distância. inversamente proporcional ao quadrado da distância. diretamente proporcional ao quadrado da distância.
2- A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes, q1 e q2, separadas por uma distância d, depende: somente da distância d e das cargas q1 e q2. somente das cargas q1 e q2 . das cargas q1 e q2, da distância d e do meio onde elas se situam. somente da distância e do meio onde elas se situam.
3- Duas cargas elétricas puntiformes, q1 e q2, separadas por uma distância d, interagem com força de intensidade F. Se uma das cargas duplicar, a força F: também duplica. se reduz à quarta parte. se reduz à metade quadruplica. 4- A intensidade da força de interação entre duas cargas elétricas puntuais q e q', é F, quando separadas por uma distância. Se q duplicar e q' se reduzir á metade, a força passará a ser F'. Deve-se ter:
a)F'=2F b)F'=4F c)F'=F d)F'=F/2
A força de interação entre duas cargas, q1 e q2, quando separadas pela distância d, tem intensidade F. (Este enunciado se refere aos testes 5 e 6)
5- Reduzindo a distância à metade de d, a intensidade da força será igual a:
a)2F b)F/2 c)4F d)F/4
6- Triplicando a distância, a intensidade da força será igual a:
a)3F b)F/3 c)9F d)F/9
Duas cargas elétricas, q1 e q2, separadas pela distância de 9cm, interagem com uma força de intensidade 36N. Mantendo q1 e q2 e o meio onde estas cargas se encontram, responda as questões 7 e 8.
7- Duplicando a distância entre elas, a força elétrica terá valor igual a:
a)18N b)72N c)9N d)144N
8- Reduzindo a distância até 3cm, a força elétrica passará a ter o valor de:
a)324N b)4N