Introdução histórica ao século xvii
De 1618 a 1714 ( denominado por Antigo Regime [inicio da Guerra dos 30 anos até ao fim do reinado de Luís XIV] Antigo Regime (século XVII) é um século considerado o auge literário e artístico pelo Barroco e Classicismo, com o brilho e deslumbre das cortes (nomeadamente pela do Rei Sol), considerado também pelo seu esplendor como o Grande Século. Hoje em dia, consideram-no como uma época de crise a todos os domínios (económico e espiritual), uma época de numerosos conflitos armados por motivos económicos, políticos e religiosos (como a Guerra dos Trinta Anos)
Factores que caracterizam o século XVII: ← As dissidências (conflitos/duvidas) religiosas na Europa e no interior dos próprios estados: A reforma protestante e contra-reforma ( provocaram lutas e perseguições, abalaram a confiança religiosa das populações, destabilizaram a sociedade e a economia, interferiram na política e, com as determinações do Consílio de Trento, limitaram as produções artísticas, culturais e científicas.
← A afirmação dos estados soberanos, com a instauração do Absolutismo e do Parlamentarismo.
← Desenvolvimento das práticas capitalistas: dirigidas quer pelo Estado, quer por mercadores.
← A permanência de uma sociedade de ordens: interessava ao poder uma sociedade submissa.
← A convivência de opostos, entre a liberdade e a proibição na produção cultural, artística, cientifica, técnica e na vida da corte versus misticismo.
Sociedade do Antigo Regime
Absolutismo
A Reforma
A Reforma assume particular relevo na história devido ao desenvolvimento europeu da imprensa que teve lugar ao mesmo tempo que um longo período de inquietação no interior da Igreja Católica que atingia o auge. Martinho Lutero, João Calvino e Loyola surgiram então. De acordo com a descrição de G. Dickens, este foi «o primeiro movimento de massas de mudança religiosa apoiado por uma nova