Introdução Gestão de Mudanças
Quando falamos de mudanças podemos dizer que, mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou a introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.
“Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos” (Heráclito, filósofo grego)
Estamos constantemente sofrendo mudanças (metamorfoses), o que nos resta é saber lidar de forma adequada com essas mudanças, conhecer os benefícios que elas podem nos trazer e como devem ser implantadas dentro da empresa.
E para gerenciar a cultura é preciso compreender o papel de cada um em manter, desafiar e mudar essa cultura.
TROCA DE LIDERANÇA
O NOVO COSTUMA ASSUSTAR E TRAZER RESISTÊNCIA, BASEADO NISSO O PAPEL DE UM LÍDER É COMPREENDER PARA MUDAR.
Pois depois que um programa de mudança cultural é lançado, é tentador para os líderes passar direto a outros desafios, geralmente perdendo de vista a questão cultural. No entanto é necessário que o Líder esteja alerta para o que acontece na organização.
*FATOR DE MOTIVAÇÃO A MUDANÇA
A motivação é também traduzida como necessidade ou tendência. A mudança acontece de dentro para fora, para que se possa dar seguimento ao que pede o mercado de trabalho e implantar essas novas mudanças, é necessário fazer-se entender pelos seus colaboradores os benefícios do novo.
A liderança pode fazer uma grande diferença e sua importância está se intensificando, no que se refere ao sucesso organizacional. Entretanto, muitas organizações ainda conhecem pouco sobre as qualidades e a prática de uma liderança organizacional eficiente e do gerenciamento de mudanças.
Os benefícios de uma mudança organizacional positiva são:
Para a organização:
Visão focalizada.
Resultados de negócios mensuráveis.
Foco mais nítido no cliente.
Metas e objetivos compartilhados em equipe.
Força de trabalho motivada.
Melhor trabalho em equipe e melhores