INTRODUÇÃO EMPRESA NETSHOES
Em uma década, Márcio Kumruian criou uma das maiores varejistas online do país, a Netshoes. A empresa que fatura 1,2 bilhão de reais, prepara-se abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua história.
A Netshoes se transforma na última década, numa das empresas que mais cresce no país, foi fundada em 2000, como uma sapataria de rua no Centro de São Paulo.
Dois aspectos fazem da empresa fundada por Márcio um caso único entre os grandes do comércio eletrônico brasileiro. O primeiro é o fato de vender apenas artigos esportivos, nada mais. Além disso, é a única loja a não ter lojas “físicas”, para usar o jargão consagrado. A Netshoes tem seu site e só. A receita peculiar e o crescimento estrondoso têm atraído a cobiça de grandes investidores.
Vários empresários entraram na lista de acionistas da Netshoes, entre eles Mark Zuckerberg, fundador do facebook.
Tudo isso é um ensaio para o mais ambicioso plano de Kumruian e seus sócios: a abertura de capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana.
Caso o plano de certo, a Netshoes será a primeira empresa brasileira a listar suas ações na Nasdaq, onde estão as maiores companhias de tecnologia do mundo, entre elas Google, Apple e Amazon.
Kumruian, filho de armênios teve a decisão de vender sapatos após concluir o curso de economia na faculdade Mackenzie, devido a décadas a comunidade armênia ter dominado o comércio de calçados no Centro de São Paulo.
Como já trabalhava na tradicional loja de calçados, em 2000 abriu em sociedade com o primo um comércio calçadista, montando assim sua própria loja, na rua Maria Antônia, ao lado da faculdade. Gostava muito de tecnologia que queria dar um nome à sua loja associado a internet, Netshoes foi a sugestão de uma tia que mal sabia o que era e-mail.
Logo abriu a segunda loja, no shopping Ibirapuera, porém os custos aumentaram, as vendas não subiram na mesma proporção e a loja fechou pouco depois de completar seis meses.
O fracasso