introdução dissecação
Anatomia é uma ciência que estuda a estrutura física dos seres vivos. Os órgãos internos e externos, suas interações, funcionamento, localização e disposição. Podendo ainda existir variações anatômicas de animal para animal, sabendo disso demos inicio ao primeiro trabalho de dissecação, abrangendo o a área cervical ventral.
Esta região é de extrema importância, pois se passam componentes anatômicos que todo profissional deve conhecer um deles se da após a remoção da pele, fascia superficial e músculos cutâneos, encontramos o arco venoso hioideo, componente importante composto por um conjunto de veias que como o próprio nome já sugere, formam um arco através do pescoço passando entre a transição do musculo milo-hioideo e o musculo esterno-hioideo.
Entrando no 4 plano de dissecação encontramos a traquéia, Laringe, músculo crico-tireóideo, membrana crico-tireóidea, glândulas tireóide e paratireóide, lateralmente à traquéia, além do músculo esterno-tireóideo. Nesse plano encontramos nosso segundo componente anatômico, o feixe vasculo-nervoso composto por veia jugular interna, artéria carótida comum e Tronco vagossimpático, lateralmente, porem mais profundo a traqueia, na dissecação não ouve problema em encontra-lo e remover o tecido conjuntivo, separando os três componentes, ato que executado em um procedimento cirúrgico poderia levar o animal a óbito.
Introdução região partido auricular
Após a dissecação da área cervical ventral, prosseguimos para a próxima parte descrita no cronograma, a região parótido auricular, importante, pois passam por ali componentes muito importantes para anatomia.
Após a incisão e rebatimento do segundo plano de dissecação, encontramos compondo o terceiro plano, Glândula parótida, com aspecto triangular e lobulado, logo ventral à orelha, uma importante glândula produtora de saliva; Glândula mandibular, arredondada e envolta por uma cápsula de tecido conjuntivo, logo