INtrodução determinação Acidez do vinagre
O vinagre é preparado a partir do vinho como o próprio nome significa é vinho azedo. A história do vinagre se confunde com a do vinho, porém sua produção indústria só se deu a partir de Pastour.
O vinagre é a oxidação do vinho e este processo se dá a partir de duas etapas de fermentação, uma é a fermentação alcoólica ou dos açucares transformados em álcool e a outra é a fermentação acética ou o álcool transformado em ácido acético sob a ação do oxigênio e da bactéria acetobacter. É a partir desta bactéria que o oxigênio é fixado e transformado em ácido.
Os vinagres comerciais contem de 4 a 8 % (m/v) em ácido acético, mesmo contendo outros ácidos na solução a grande parte é ácido acético. A determinação da acidez do vinagre e feita a partir de volumetria, titulando-se certa quantidade do mesmo com solução padrão de hidróxido de sódio 0,1N.
Para minimizar os erros nos resultados das análises, são importantes os testes estatísticos como média, desvio padrão e desvio padrão relativo, para estes cálculos as análises devem acontecer em duplicatas ou triplicatas como é o caso deste trabalho.
2. OBJETIVO
Determinar a acidez total do vinagre a partir da titulação de neutralização de um ácido fraco com uma base forte.
3. MATERIAIS E MÉTODO
3.1. MATERIAS E REAGENTES